Calibragem do pneu
A calibragem correta é importante por muitas razões:
Ela irá gerar menos calor ou fricção com a estrada, aumentando a economia de combustível e diminuindo o desgaste do pneu. Pneu com excesso ou falta de ar irá se desgastar desigualmente.
Pneu com calibragem baixa perde a dirigibilidade nas curvas porque a parede externa não está tão rígida.
O mais importante para os proprietários de caminhonetes esportivas ou utilitários leves é que a capacidade de carga do pneu diminui à medida que ocorre perda de pressão do ar. Se você colocar muita carga em sua caminhonete sem calibrar os pneus para suportar a carga extra, você terá problemas. Os pneus subinflados irão aquecer rapidamente com a sobrecarga e você terá problemas com eles, perdendo tempo na sua viagem com a troca de pneus ou com algo pior.
Sem levar em consideração a temperatura, os pneus perdem entre 1-2 psi (libras por polegada quadrada) por mês. Além disso, para cada 5ºC de queda de temperatura ambiente, o pneu perderá 1 libra de pressão. Se você calibrar um pneu a 35 psi a uma temperatura de 30ºC no verão e não verificá-lo por sete meses, no inverno, quando a temperatura estiver em 5ºC, este pneu terá perdido 12 psi. Esta queda de pressão nos pneus aumentará o consumo de combustível, afetará a tração em pista molhada e aumentará seu desgaste.